Casa de Carii

De acordo com estudos, há indicação da existência de uma tribo indígena denominada “Carii”, que habitava a região da atual cidade de Niterói. Segundoesta versão, a palavra “carioca” poderia significar “Casade Carii” (carii+oca), uma vez que Oca significa a casaonde moram os índios. Ao escolher ritmos cariocascomo fonte de inspiração para o seu novo espetáculo,a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói (CBCN) mantém o seu desafio de propor a experimentação de diferentes formas de ver e entender a contemporaneidade sem rejeitar sua brasilidade, prestando uma homenagem traduzida em movimento a Cidade do Rio de Janeiro.

Em Casa de Carii, a CBCN utiliza a riqueza sonora do ritmo brasileiro juntamente com as possibilidades de sons mecânicos, que a tecnologia hoje nos proporciona, para buscar uma fusão com as nuances e dinâmicas da dança contemporânea. Um exemplo disto é o samba que, por si só, traz consigo uma pulsação onde torna quase impossível deixar-nos estáticos.

Aliar esse ritmo a uma técnica corporal, propor a corpos trabalhados dentro de um condicionamento físico específico e quebrar as regras destes corpos, subvertendo estes códigos, nos levam a um resultado bastante inusitado e rico neste espetáculo.

 

 

Direção Artística: Pedro Pires

Concepção e Coreografia: Gleidson Vigne

Produção Executiva: Tenara Gabriela

Ensaiadora: Fabiana Nunes

Assistente de Coreografia: Laura Ávila

Figurinos: Handred-André Namitala

Iluminação: Paulo Cesar Medeiros

Cenografia: Gleidson Vigne e Leo Celin

Composição musical: Gleidson Vigne e Eduardo Prado

Coordenação de Logística: Thiago Piquet

Projeto Gráfico: Karla Kalife

Maitre de Ballet: Rosângela Souza (Nêga)

Professora de Ballet: Fabrícia Cavalcante

Pianista: Tatiana Dumas

Administradora: Valkyria Gagliardi Behera

Secretária Executiva: Mônica Behera Vianna

Presidente da AACCBCN: Fran Mello

Sonoplasta: Valdenir Corrêa

Camareira: Betty Lopes

Médico: Carlos Henrique Bittencourt

Fisioterapeutas: Helton Freitas e Michelle Costa

Auxiliar de Serviços Gerais: Janaína Lyra

Bailarinos: Alex Sena, Alexandra Araújo, André Liberato, Bruna Lopes, Carla Moita, Carol Martins, Claudio Rabelo, Diego Cruz, Gilson Paixão, Isa Kokay, Janaína Castelleti, Jayme Tribuzy, Jeanete Guenka, João Corrêa, Jonathan Carvalheira, Lara Benevides, Leonardo Vieira, Luiz Kerche, Luiz Menezes, Mariana Mesquita, Mirna Nijs, Robson Schmoeller, Simone Lorenzi e Tiago Oliveira.

Produção: KBMK Empreendimentos Culturais

Realização: O Boticário na Dança, a Prefeitura de Niterói, o Governo do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Cultura e a Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

Este projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014